Oportunidades de Aplicação de Big Data em Saúde: Os Pagadores

Posted by – 14/11/2016

Nos posts anteriores dessa série, listamos os atores e os beneficiários de uma estratégia de Big Data dentro de uma organização de saúde e passamos a analisar as oportunidades de aplicação de Big Data para cada um deles. Nesse post analisaremos rapidamente as oportunidades que se apresentam para os Pagadores.

A penúltima população que analisamos, os Pagadores, põem-se, muitas vezes, como antagonistas dos Provedores e negam pagamentos a procedimentos já realizados de uma forma rotineira. Mas isso não precisa ser assim.

Quantas auditorias poderiam ser evitadas e quanto tempo perdido poderia ser recuperado caso as informações que fizeram um determinado procedimento ser necessário estivessem a disposição dos Pagadores no momento em que se decide por uma glosa? Ou mesmo, quantos procedimentos repetidos em diversos serviços poderiam ser evitados caso os dados compartilhados de um estivesse disponíveis para outro? Sim… estamos longe disso, mas os primeiros passos já podem ser dados agora e muita coisa pode ser feita em parceria. Nem os Provedores se beneficiam de um Pagador falido, nem os Pagadores se beneficiam de um Provedor ineficiente. Essa posição de antagonismo não precisa ser a regra.

Além disso, uma disciplina bem desenvolvida dentro do Big Data, com algoritmos bem reconhecidos e estudados e com bastante experiência acumulada é o controle de fraudes. Todo esse expertise pode ser importado por um cluster de Big Data a serviço dos Pagadores e, em paralelo com os controles hoje existentes, pode auxiliar na detecção de atividades fraudulentas, constituindo mais uma ferramenta.

Por fim, um diferencial importante para qualquer Pagador é a agilidade com que consultas e procedimentos são autorizados. Com os dados disponíveis e devidamente analisados em tempo real, esse diferencial se transforma em vantagem para seus clientes o que, em última instância, se transforma em receita.

No próximo, e último, post, analisaremos o que se espera de oportunidades do Big Data para os Clientes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *