Apresentando XMPP4R-Observable

Posted by – 08/09/2009

Há apenas alguns dias fiz uma apresentação no FISL10 sobre a utilização de XMPP PubSub com Ruby e sobre um fork de uma biblioteca popular à qual acrescentei os rudimentos do PubSub. Naquela mesma apresentação listei uma série de problemas que aquela abordagem tem e falei sobre um roadmap para o futuro…

Acontece que acabei me convencendo de que não posso utilizar o PubSub no lado XMPP da biblioteca e uma forma de periodical pooling no lado Ruby. Resolvi, então, substituir a biblioteca que havia forkado por uma versão Observable, preservando as coisas boas do XMPP4R-Simple. O resultado chamei de XMPP4R-Observable, e acabo de publicar no GitHub.

Uma boa parte do código está coberta por testes (e “roubei” alguns dos testes da própria XMPP4R-Simple)… pretendo cobrir o restante ao longo do tempo (contribuições são bem-vindas). Por hora, chamei esse primeiro release de versão 0.5.1 e acrescentei um .gemspec para gerar um .gem automaticamente… No entanto, o GitHub ainda não publicou o .gem… Quando publicar, para instalá-lo deve ser tão simples quanto:

bash# gem sources -a http://gems.github.com
bash# gem install spectra-xmpp4r-observable

Não deixem de reportar qualquer erro. Happy hacking.

Update 2009-09-13 10:29:00: Acabo de confirmar que o .gem foi publicado pelo GitHub.

Update 2009-10-10 20:21:00: O .gem do XMPP4R-Observable vai ser mantido no GemCutter, a partir de hoje.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *