Arena de Programação do FISL10

Posted by – 02/07/2009

Interrompendo minha série sobre os mitos do FISL (não sei se dá para chamar de interromper algo que recém começou), mas seguindo a minha filosofia de blogar sobre algo que me perguntam frequentemente por email, resolvi falar sobre a Arena de Programação do FISL10. Retomo à série RSN.

Brevemente, a Arena de Programação começou há 3 anos com uma idéia simples: uma competição de programação no meio do FISL. A idéia, parcial e originalmente, foi dada pelo Presidente Lula. Exatamente… O pessoal havia, como de praxe, convidado o Presidente para o FISL (dessa vez a oitava edição). IMHO, um convite justo, já que a luta no front político desde a época do Sérgio Amadeu no ITI pelo fomento a utilização prioritária de Software Livre no governo havia sido adotada por ele pessoalmente. Esse convite já havia se repetido em anos anteriores e se repetiu nos seguintes até que ele finalmente veio esse ano… Mas isso é outra história, o que importa é que naquela ocasião o pessoal que levou o convite ouviu dele que seria interessante uma Olimpíada de Programação (outras Olimpíadas similares ele já havia fomentado, como a de Matemática).

Bem… uma Olimpíada é algo que estava fora de nossa alçada (e julgo que esteja ainda, embora me surpreenda cada vez mais com a capacidade do pessoal de fazer as coisas acontecerem – não duvidaria nada…), mas uma Arena em escala menor era possível, ainda mais que era o segundo ano em que estávamos na FIERGS, e espaço lá havia de sobra. Foi construida uma Arena bem no centro da área de convivência, e o resto vocês já sabem…

No FISL10, tínhamos proposto a realização da Arena edição 3. Já sabíamos, de antemão, que o DJB estaria presente, e tínhamos a idéia de propor como desafio tranformar em algo tangível a sua idéia de DNSCurve. Para isso, queríamos programadores que também entendessem de DNS e o básico de criptografia. O sub-comitê da Arena começou a maquinar uma forma de pré-selecionar essas pessoas e inventaram o seguinte desafio:

  • Uma frase criptografada com um método de tabela (na primeira Arena usamos ROT13) seria escondida em um eco server. Essa frase conteria o código de inscrição;
  • A tabela, ela própria, seria oculta em um registro TXT do DNS de arena.softwarelivre.org.
  • Dicas em um comentário HTML seriam postas públicas na página alusiva à Arena no site do FISL.

Então uma “caça ao tesouro” começou, e o sub-comitê ficou bastante excitado com os resultados iniciais. Duas pessoas quebraram o “código” e se inscreveram antes de mais publicidade ter sido dada à Arena. Em seguida um blog foi iniciado por um terceiro (que, pelo que entendi, nem chegou a participar da Arena), levando diversas pessoas a tentar quebrar o desafio…

Tínhamos 21 espaços na Arena, e 22 pessoas conseguiram quebrar o desafio a tempo. No entanto, apenas 11 compareceram no primeiro dia da Arena, tendo sido divididos em 3 grupos de 3 pessoas e 1 dupla. Com o “coaching” do próprio DJB, a Arena começou, dividida em duas partes não necessariamente separadas (implementar um servidor DNS suportando DNSCurve e um cache DNS idem). No segundo dia tivemos uma baixa e um dos trios acabou virando uma dupla.

A competição seguiu acirrada pelos 3 primeiros dias do FISL. No quarto dia os nossos heróis descansaram, aproveitando o restante do FISL enquando o DJB julgava seu trabalho. O grupo vencedor, que levou os Android G1 oferecidos pelo Google, era composto por:

  • Gustavo F. Padovan
  • João Paulo Rechi Vita
  • Rodrigo Exterckötter Tjäder

Eles receberam seu prêmio durante a apresentação dos vencedores, em uma sessão imediatamente anterior ao encerramento do FISL10, apresentada pelo próprio DJB, que preferiu não se posicionar quanto ao segundo lugar, uma vez que todos os trabalhos estavam muito bons. Os demais participantes da Arena foram:

  • Gabriel Quadros Silva
  • Roberto Miura Honji
  • Lauro Cesar de Oliveira
  • Éverton Ribeiro
  • Paulo Henrique Ahagon
  • Murilo Adriano (desistência)
  • Marcelo Saviski
  • Renan Teston Inácio

Parabéns a todos que participaram do desafio de inscrição, a todos que participaram da Arena, e aos vencedores! Nos vemos, novamente, no FISL11!

3 Comments on Arena de Programação do FISL10

  1. spectra says:

    @Covarde Anônimo,

    Sim, tem razão. Na realidade era requisito que o que fosse produzido deveria ser liberado em Software Livre (GPLv2 ou compatível). No entanto, estou esperando os participantes da Arena colocarem o código publicamente. Quando isso acontecer, atualizo o post.

    Enquanto isso, vai dando uma olhada nos comentários (e no código) de um dos integrantes do grupo vencedor.

  2. Covarde Anônimo says:

    no blog tinha um link para a implementação deles de dns curve:

    http://www.las.ic.unicamp.br/~joaopaulo/arena/

  3. Seria legal publicar o que eles desenvolveram na arena. Afinal, um dos objetivos da Arena era desenvolver Software Livre.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *