Pane na Embratel

Posted by – 08/01/2009

Quem mora ou trabalha no sul do país e tem na Internet o principal meio de comunicação viveu um dia complicadíssimo hoje. Conforme é possível acompanhar pelo panorama do backbone no meio da tarde ocorreu uma queda violenta, para a qual, aparentemente, ainda não foi possível recuperação. O pessoal do GTER – Grupo de Trabalho de Engenharia e Operação de Rede está ciente e algumas especulações sobre o rompimento de fibra(s) na altura de Santa Catarina começam a surgir.

Vai ser interessante acompanhar esse episódio. Diversos serviços que nem sabíamos que rodavam sobre a Embratel apresentaram problemas, inclusive telefonia celular! Espero que não seja uma repetição do episódio com a Telefônica.

Vamos acompanhar e ver no que dá! Se tiverem notícias sobre o assunto, comentem abaixo!

Update 2008-01-09 00:31:00: Acabo de ver que o tráfego no backbone da RNP está normalizando. Ainda não consegui ver nenhuma indicação de qual tenha sido o problema, mas parece que foi solucionado.

6 Comments on Pane na Embratel

  1. spectra says:

    @Marcelo Terres,

    Pois eh… Os rumores estavam certos:

    …rompimento, que ocorreu na região da cidade de Joinville, em Santa Catarina.

    Pena q naum sabemos mais detalhes…

  2. spectra says:

    @Marcelo Terres,

    Pois eh tche… tava estranho mesmo. Mas mais estranho ainda saum os graficos do backbone… viste lah? O RRD deles eh bem claro: um circuito de contingencia foi acionado… O curioso eh naum termos ouvido nada sobre o assunto ainda… Lembra o lance da Telefonica, como foi repercutido?

  3. spectra says:

    @Juracy,

    Esqueci de explicar. O mapa eh do backbone da RNP, naum da Embratel, e pode refletir um efeito colateral: dah para ver que no mesmo momento em que o trafego SP/PR cai a zero, o trafego PR/SC e SC/RS aumenta e o trafego RS/DF eh ativado – parece um circuito de contingência.

    Na real, por enquanto, eu naum tenho mais detalhes… ou uma explicacao melhor…

  4. Saiu ontem no Terra.

    http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI3436399-EI8139,00-Cabo+rompe+e+afeta+servico+de+telefonia+e+web+no+Sul.html

    “Segundo a companhia, o incidente ocorreu por volta das 18h30 e foi reparado às 20h. “

    A gente sabe que foi bem antes disso…

  5. É curioso observar que o problema maior parecia com rotas internacionais, mas enfim, usando a NET em Porto Alegre, a instabilidade era absurda.

    Além disso, observamos problemas para usar o 21 nas discagens para fora do estado (para dentro do estado não foram efetuados testes).

    A Embratel sempre com problemas. Quando não é aqui, é na região Norte (onde os problemas são ainda mais constantes)…

  6. Juracy Iracet Almeida says:

    No gráfico é a ligação de SP e PR que está com problemas!!! Você tem mais alguma informação sobre esse negócio de rompimento em SC?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *